História do Oldsmobile - Por Lucas Juan





Oldsmobile foi uma marca do americano automóvel produzido para a maioria de sua existência pela General Motors . Foi fundada por Ransom E. Olds em 1897. Em sua história 107 anos, produziu 35,2 milhões de veículos, incluindo pelo menos 14 milhões construída em sua Lansing, Michiganfábrica. Quando ele foi extinto em 2004, Oldsmobile era o mais velho sobrevivente americana do automóvel marca , e uma das mais antigas do mundo, depois da Daimler , Peugeot e Tatra . O fechamento da divisão Oldsmobile pressagiava uma maior consolidação das marcas da GM e descontinuação de modelos da empresa durante 2009 reorganização falência .

História Antiga


Ransom Eli Olds
Oldsmobiles foram os primeiros fabricados pelos Olds Motor Works em Lansing, Michigan , uma empresa fundada por Ransom E. Olds em 1897. Em 1901, a empresa produziu 425 carros, tornando-se o primeiro alto volume fabricante de automóveis a gasolina. Oldsmobile tornou-se a companhia de carro mais vendido nos Estados Unidos por alguns anos. Ransom Olds deixou a empresa em dificuldades financeiras e formaram a REO Motor Car Company . A última curva do traço Oldsmobile foi feito em 1907. General Motors comprou a empresa em 1908.
O 1901-1904 Oldsmobile Curved traço foi o primeiro carro produzido em massa carece de fontes? ] , feito a partir da primeira linha de montagem automotiva, uma invenção que é muitas vezes miscredited de Henry Ford ea Ford Motor Company . (Ford foi o primeiro a fabricar carros em uma linha de montagem móvel.) Após Olds vendeu a companhia em 1899, ela foi renomeada Olds Motor Works e se mudou para uma nova fábrica em Detroit.Em março de 1901, a empresa teve uma linha completa de modelos prontos para produção em massa. Infelizmente, um erro causado por um trabalhador da fábrica pegar fogo, e queimou até o chão, com todos os protótipos destruídas. O único carro que sobreviveu ao incêndio foi um protótipo do traço curvo, que foi levada para fora da fábrica por dois trabalhadores ao escapar do fogo. A nova fábrica foi construída, e produção de Curved Dash começou.
Oficialmente, os carros foram chamados de "automóveis Oldsmobile", coloquialmente referidas como "Oldsmobiles." Foi esse apelido, tal como é aplicado especialmente para o Dash Oldsmobile Curved, que foi popularizado na letra e título da música de sucesso 1905 " In My Merry Oldsmobile . "
O Touring 1910 Limited foi um ponto alto para a empresa. Montado em rodas de 42 polegadas e equipado com "brancos" de fábrica de pneus, alimitada  foi o modelo de prestígio no lineup da Oldsmobile modelo de dois. A Limited vendido por 4.600 dólares EUA, uma quantidade maior do que a compra de uma nova casa quarto no-frills três. Os compradores receberam estofos de pele de cabra, um cavalo-força 60 (45 kW) 707  CID (11,6 L)straight-6 motor, Bosch Magneto starter, estribos e espaço para cinco. Opções incluiu um velocímetro, relógio e um pára-brisa de vidro cheio. Uma versão limousine custava US $ 5.800. Enquanto Oldsmobile vendeu apenas 725 Limiteds em seus três anos de produção, o carro é mais lembrado por ter vencido uma corrida contra o famoso 20th Century Limitada trem, um evento imortalizado na pintura "Ditando o ritmo", de William Hardner Foster.Em 1926, o Oldsmobile Seis veio em 5 estilos de carroceria. [ 1 ]
Em 1929, como parte do companheiro da General Motors fazem programa , Oldsmobile introduziu o padrão mais elevado Viking marca, comercializados através da rede de concessionários Oldsmobile. Viking foi descontinuado já no final do ano modelo 1930, embora um adicional de 353 carros foram comercializados como 1931 modelos

1930

Em 1937, Oldsmobile foi pioneira na introdução de um quatro-velocidade de transmissão semi-automática chamado de "Transmissão de segurança automática", embora este acessório foi realmente construído pela Buick , que oferecê-la em seus próprios carros em 1938. Esta transmissão contou com uma convencional de embreagem pedal, que o motorista pressionado antes de escolher qualquer "baixo" ou gama "alta". Na "baixa", o carro passou entre as engrenagens primeiro e segundo. Em "alta", o carro passou entre as artes primeiro, terceiro e quarto lugares. [ 2 ]

[ editar ]1940

Para o modelo 1940, Oldsmobile foi o primeiro fabricante de auto para oferecer uma completa transmissão automática , o chamado Hydramatic , que contou com quatro velocidades de deslocamento. Ele tinha um pedal do acelerador e um freio-no pedal da embreagem. O selector de velocidades foi na coluna de direção.
A partir de 1941 e continuando até 1996, Oldsmobile usado de dois dígitos designação do modelo. Como originalmente implementado, o primeiro dígito significou o tamanho do corpo, enquanto a segunda representa o número de cilindros. Tamanho do corpo foram 6, 7, 8 e 9, e 6 - e 8-cilindros foram oferecidos. Assim, Oldsmobiles foram denominados 66 através de 98 .
O último pré-guerra Oldsmobile saiu da linha de montagem em 5 de fevereiro de 1942. Durante a Segunda Guerra Mundial , Oldsmobile produzidos vários tipos de material para o esforço de guerra, incluindo armas de grande calibre e conchas.
A produção foi retomada em 15 de outubro de 1945, com um requentado 1942 modelo servindo como a oferta para 1946.

1940

Para o modelo 1940, Oldsmobile foi o primeiro fabricante de auto para oferecer uma completa transmissão automática , o chamado Hydramatic , que contou com quatro velocidades de deslocamento. Ele tinha um pedal do acelerador e um freio-no pedal da embreagem. O selector de velocidades foi na coluna de direção.
A partir de 1941 e continuando até 1996, Oldsmobile usado de dois dígitos designação do modelo. Como originalmente implementado, o primeiro dígito significou o tamanho do corpo, enquanto a segunda representa o número de cilindros. Tamanho do corpo foram 6, 7, 8 e 9, e 6 - e 8-cilindros foram oferecidos. Assim, Oldsmobiles foram denominados 66 através de 98 .
O último pré-guerra Oldsmobile saiu da linha de montagem em 5 de fevereiro de 1942. Durante a Segunda Guerra Mundial , Oldsmobile produzidos vários tipos de material para o esforço de guerra, incluindo armas de grande calibre e conchas.
A produção foi retomada em 15 de outubro de 1945, com um requentado 1942 modelo servindo como a oferta para 1946.
Oldsmobile, mais uma vez foi pioneiro quando, para o modelo 1949, eles introduziram o seu foguete motor, que usou uma sobrecarga válvula projeto V8 em vez do cabeça chata " reto-8 "design que prevaleceu na época. Este motor produzido muito mais poder do que os motores que eram populares durante aquela época, e encontrou favor com hot-rodders e pilotos Stock Car. O projeto básico, com algumas pequenas mudanças, suportou até Oldsmobile redesenhado seus motores V8, em meados dos anos 1960.

1950


Anúncio Oldsmobile 1953
Oldsmobile entrou a década de 1950 após uma campanha centrada na imagem divisional seus 'Foguete' motores e terno de seus carros aparência seguido. Motor Oldsmobile V8 foguete foi o líder em performance, geralmente considerados os carros mais rápidos do mercado e por meados dos anos 1950 seu estilo foi um dos primeiros a oferecer um leque, "goela aberta" grelha, sugestivo de propulsão a jato. Oldsmobile adotado um emblema globo anéis de salientar que os comerciantes se sentiu foi o seu apelo universal. Ao longo da década de 1950, o make usado gêmeas jato pod-intitulados lanternas traseiras como um aceno para o tema "Rocket". Oldsmobile foi uma das primeiras divisões da General Motors para receber um verdadeiro hardtopem 1949, e ele também estava entre as primeiras divisões (juntamente com a Buick e Cadillac) para receber um pára-brisa envolvente, uma tendência que, eventualmente, todas as marcas americanas iria compartilhar em algum momento entre 1953 e 1964.
Na década de 1950 a nomenclatura mudou de novo, e níveis de acabamento também recebeu nomes que foram cruzados com os números do modelo. Isto resultou na Oldsmobile 88 emergindo como base deDinâmica 88 eo highline Super 88 . Outros nomes de full-size modelo incluiu o "Holiday", usada em hardtops, e "Fiesta", usada nos vagões das suas estações. Quando o 88 foi aposentado em 1999 (com uma edição Cinquentenário), seu tempo de serviço foi o nome mais longo modelo utilizado em carros americanos após a Nova Chrysler Yorker 
GM estilo como um todo perdeu seu status pioneira em 1957, quando a Chrysler apresentou Virgil Exner "s" Encaminhar olhar "designs. Quando comparados lado a lado, Oldsmobile parecia datado próximo ao seu concorrente preço-ponto DeSoto . Para agravar o problema para Oldsmobile e Buick foi um erro de estilo que a GM chamou de "Roof Strato". Tanto faz tinham modelos que continham a janela traseira fortemente enquadrada, mas Detroit estava trabalhando com grandes curvas backlights por quase uma década. Os consumidores não gostaram do telhado e os seus pontos cegos, obrigando a GM a correr um redesenho na produção em alguns de seus modelos.
Ano da Oldsmobile apenas fora na década de 1950 era de 1958. A nação estava começando a sentir os resultados da sua recessão guerra significativo primeiro post, e as vendas de automóveis nos EUA caíram para o ano modelo. Oldsmobile, Buick e Cadillac recebeu uma reforma pesada mão dos 1957 projetos da GM. O Oldsmobile que surgiu em 1958, tinha pouca semelhança com o desenho de seus antecessores, em vez disso o carro surgiu como uma grande, mais decorado "chromemobile."
Na frente, todos os Oldsmobiles 1958 recebeu um dos General Motors fascias dianteiros muito estilo e quad-faróis. Listando de volta da beira dos faróis era um cinto largo consistindo de duas tiras de cromo em 88s regular, três faixas no Super 88s, e três faixas (fina superior e inferior, dentro de espessura) em 98s que terminaram em um ponto em meados de corpo. A parte inferior do pára-lama traseiro apresentava um carimbo de espessura de um tubo de meia que apontava para a frente, em cima de que houve uma assembléia cromo de quatro horizontais cromadas velocidade linhas que terminaram em uma barra vertical. A cauda do carro apresentava enormes caixas taillight verticais cromados. Duas estrelas de cromo foram ajustados para o trunklid

Em 1959, os modelos Oldsmobile foi completamente redesenhado com um motivo foguete da frente para trás, como o topo dos pára-lamas dianteiros tiveram um foguete de cromo, enquanto as barbatanas corpo de comprimento foram moldados como escapamentos de foguetes, que culminaram em um taillight fin-top (côncavo sobre os 98 modelos, enquanto convexa sobre os 88 modelos). Os modelos 1959 também ofereceu tratamentos telhado diversos, tais como o sedan pilares com uma janela traseira fastback e SportSedan Holiday, que era um hardtop de teto plano pilares com frente envolvente e do vidro traseiro. Os modelos de 1959 foram comercializados como "The Look Linear", e também contou com um velocímetro gráfico de barras que mostrou um indicador verde através de 35 milhas por hora (56 km / h), depois mudou para laranja até 65 quilômetros por hora (105 km / h), em seguida, foi vermelho acima que, até à mais alta velocidade lida pelo velocímetro, 120 milhas por hora (190 km / h). Poder janelas estavam disponíveis nos modelos de 98, como era de duas velocidades limpa pára-brisas elétricos com limpa pára-brisas acionados eletricamente. O 88 ainda contou com limpadores de pára-brisa operadas sob vácuo, sem um recurso de máquina de lavar. 1959 Oldsmobiles foram oferecidos com "Eye Autronic" (um painel montado dimmer automático dos faróis), bem como instalado de fábrica ar condicionado e à energia elétrica assento de banco da frente como opções disponíveis.
O estilo da carroceria 1959, continuou até o ano modelo 1960, mas as barbatanas foram diluídos para 1960 e as lanternas traseiras foram transferidos para a parte inferior dos pára-lamas.

1960


Na década de 1960 entre a posição da Oldsmobile Pontiac e Buick na hierarquia da GM começou a se dissolver. Realizações notáveis ​​incluíram a introdução do primeiro turbo do motor em 1962 (o Jetfire Turbo ), a primeira moderna front-wheel drive carro produzido nos Estados Unidos (de 1966Toronado ), o Vista Cruiser station wagon (conhecido pela sua telhado de vidro), eo upscale 442 muscle car . Olds brevemente usado os nomes Jetstar 88 (1964-1966) e Delmont 88 (1.967-1968) em menos caros os seus modelos em tamanho real na década de 1960.

Modelos notáveis ​​para a década de 1960:
  • Oldsmobile 442 - 1964 começou como um muscle car pacote de opção ( quatro barril carburador, 4 -velocidade transmissão manual, 2 escapes) na F-85/Cutlass. Em 1965, para competir melhor com o Pontiac GTO, o original V8 330 CID nominal de 310 hp (231 kW) foi substituído por um novo V8 400 CID nominal de 345 hp (257 kW). A definição 442 foi alterado para "4" do motor V8 cem CID, "4" carburador barril, e "2" tubos de escape, e foi nomeada pelo "Nationals Car Artesanato" como o "Top Car de 1965." Em 1968, o 442 se tornou o seu próprio modelo e tem um maior 455 CID (7,5 L) V8 em 1970.
  • Oldsmobile Cutlass (1961-1999) - mid-size carro. Best-seller da Oldsmobile na década de 1970 e 1980, e em alguns desses anos de carro mais vendido da América. Em 1966, um top de linha Cutlass Supreme foi introduzido como um sedã hardtop de quatro portas com um mais potente 320 hp (239 kW) 330 CID Jetfire Foguete V8 do que os modelos F-85/Cutlass regulares, um interior mais luxuoso e outros enfeites. Em 1967, oSupremo Cutlass foi expandida para uma série completa incluindo também duas portas hardtop e coupes pilares, um conversível e um sedan de quatro portas pilares. Também veio com um motor 7.0L 425 CID como uma opção em 1966-1967
  • Oldsmobile F-85 (1.961-1972) - Vagão coupe sedan, estação compacta e alimentada por uma CID alumínio 215 bloco do motor V8 1961-1963. Em 1964, o F-85 foi atualizado para um carro de tamanho intermediário eo V8 de alumínio foi substituído por convencionais em ferro fundido motores de seis cilindros e V8. O Cutlass foi, inicialmente, o modelo topo da linha F-85, mas tornou-se um modelo separado em 1964 com a placa F-85 continuou apenas nos modelos com preços mais baixos durante o ano modelo 1972, depois que todos os intermediários Oldsmobile eram espadas.
  • Oldsmobile Vista Cruiser (1964-1977) - uma distância entre eixos alongada station wagon Cutlass, que foi esticado para 120 "de 115" em 1964-67 e modelos para 121 "de 116" nos modelos de 1968-72, a área esticada estar em a área de assento da segunda fileira. Este carro apresentava um teto elevado sobre o assento traseiro e área de carga e clarabóias de vidro sobre a área de assento traseiro, que consistia de uma clarabóia transversal sobre a segunda sede (duas peças-1964-1967, uma peça-1968-1972) e pequenas clarabóias longitudinais diretamente sobre a parte traseira de  
carga da área de janelas, e também contou com padrão segundo-fila sunvisors. Os modelos de três assentos destaque voltados para a frente de estar, num momento em que a maioria dos vagões de três assentos da estação teve a terceira fila de bancos voltados para trás. De 1965 a 1970, seria vagão Oldsmobile da estação principal, como não há vagões em tamanho natural foram produzidos. Os de terceira geração 1973-77 modelos já não tinha clarabóias que não seja uma opção na primeira fila tecto de abrir pop-up. Este carro era apenas um pacote de linha da guarnição no vagão Supremo Cutlass e levou a placa Cruiser Vista ao invés de a placa de identificação do cutelo. O assento opcional terceiro foi voltado para trás na Cruiser Vista de terceira geração.


  • Oldsmobile Starfire (1961-1966) - um cupê hardtop esportivo e luxuoso e conversível baseado no 88. A Starfire caracterizado interiores com assentos de couro e uma mesa de centro com shifter chão, junto com uma Hydra-Matic de direção padrão de transmissão de energia, e os freios (e vidros elétricos e bancos em conversíveis). Era alimentado por mais poderoso da Oldsmobile motor de foguete V8, um motor 394 CID 1961-1964 avaliado entre 330 e 345 hp (257 kW), e uma maior 425 CID Super Foguete V8 1965-1966, avaliado em 375 hp (280 kW ).
  • Oldsmobile Jetstar I (1964-1966) - Vida para a Jetstar um tanto obscuro, comecei em 1964. Ele foi projetado para ser uma opção de baixo custo para a série Starfire em tamanho sucesso - mais de um concorrente direto para o Pontiac Grand Prix . O equipamento padrão inclui o HP 345 (257 kW) do motor 394ci Starfire, assentos de vinil e console. Mantendo o "esporte" parte da Estelar, que possuía menos do luxo e glamour. Ele pesava 4028 quilos, e 16.084 foram produzidas para 1964. Foi um Starfire sem frescuras e foi informalmente batizado de "Starfire do homem pobre". Provando ser um modelo malfadada de 1965 concluiu a corrida de 2 anos para a I. Jetstar Apenas 6.552 foram vendidos. A introdução do Pontiac GTO e 4-4-2 Oldsmobile em 1964 assegurava o futuro dos musclecars eram os intermediários, ea Toronado frente-drive apareceu grande no futuro da Oldsmobile assumir o status de carro-chefe da Estelar. Ainda mais confusa com seus irmãos menores com os 88 Jetstar placa de identificação, não havia nenhuma maneira, mas para fora para a I. E Jetstar exame minucioso dos preços revelou que a menos que se comprou um pouco optioned JS1, houve pouco incentivo financeiro para comprar um JS1 sobre o Starfire . Pegue o preço base de $ 3602 e adicione a direcção assistida $ 107,50, os freios R $ 43,00, ea transmissão $ 242,10 automática (tudo padrão no Starfire), e você tinha uma $ 4.000 Jetstar I. E menos de US $ 150 a mais iria comprar a 4148 dólares baseado preços Starfire, que não só incluiu os recursos padrão, mas um interior de couro mais luxuoso. Mas perdeu na mistura era uma jóia de um carro de alta performance no Jetstar '65 I. Aparada até 3963 #, o modelo 65 foi um carro de desempenho esquecido. Os novos 370 hp (276 kW) do motor 425ci Starfire entregue £ 470 · ft (637 N · m) de torque, era durável, e foi uma grande melhoria sobre o 64 394. Quão séria foi a de que potência e torque em 65? Se você queria tanto poder em um Pontiac, ele só estava disponível no topo-de-linha-421 HO motor Tri-Power que não era o padrão em qualquer modelo Pontiac, mas uma opção de custo extra. O novo Oldsmobile Turbo transmissão Hydra-Matic era uma melhoria de desempenho vasto sobre o anterior "slim-jim" transmissão Hydra-Matic. Mas o melhor de tudo, Oldsmobile ofereceu a Muncie de 4 velocidades com alavanca Hurst em '65. Oldsmobile se vangloriou em um comunicado de imprensa 1965, que "a Jetstar Eu provou ser o acelerador de topo de todo o evento" em 1965 Trials óleo puro de desempenho em Daytona Beach. Esses ensaios foram sancionadas e supervisionadas pela NASCAR. Nota : entre 1964 e 1966, Oldsmobile chamado pelo seu modelo de tamanho cara cheio da Jetstar Oldsmobile 88, que a Jetstar eu não estava relacionado, e com preço R $ 500 - $ 600 abaixo da I. Jetstar
  • Oldsmobile Delta 88 (1.965-1.989) Embora a série "88" da data Oldsmobile de volta à década de 1940, e foram oferecidos em uma variedade de níveis de acabamento, a introdução do Delta 88 , que substituiu o 88 Super linha como Olds de nível médio de tamanho veículos, foi um marco para a divisão. Melhor aparados do que o baixo faixa de preço 88 Dynamic, mas disponível em uma ampla gama de estilos de corpo do que o Super 88 tinha sido, a gama Delta foi um sucesso imediato com compradores de automóveis. Ele rapidamente sobre sombra da linha 88 Dynamic. Para bombear vida para a faixa de 88 Dynamic, Oldsmobile rebatizou-a Delmont 88 para 1967. No entanto, a Delta continuou a subir em popularidade para o ponto onde Oldsmobile caiu a gama Delmont no final da execução do modelo 1968. Eventualmente, o Delta 88 foi acompanhado pelo Delta 88 Royale , um prêmio aparadas Delta. A Delta continua a ser linha Oldsmobile de tamanho mais popular completo. Em uma tentativa de modernizar os esforços de marketing como Oldsmobile fortunas caíram, o nome "Delta" foi lançada em 1989, mas o carro vivia como Oitenta e Oito até Oldsmobile encerrou a sua produção em 1999.
  • Oldsmobile Toronado (1966-1992) - um front-wheel drive coupe no pessoal de automóveis de luxo categoria, introduzida em 1966. Na época, o maior e mais poderoso carro de tração dianteira, já produziu e um dos primeiros modernos front-wheel-drive carros equipados com uma transmissão automática. O Toronado original foi movido por um motor de foguete 425 Super V8 CID avaliado em 385 hp (287 kW), acoplado a uma de três velocidades Turbo transmissão Hydra-Matic. O Toronado foi Motor Trend 1966 da revista "Carro do Ano".

[ editar ]1970-1980


1977 Oldsmobile Cutlass Supreme Sedan
Venda de Oldsmobile dispararam na década de 1970 e 1980 (para uma alta de todos os tempos de 1.066.122 em 1985) com base em projetos populares, opiniões positivas dos críticos e da qualidade percebida e confiabilidade do motor V8 Rocket, com o Cutlass série se tornando mais vendido da América do Norte carro em 1976. Por esta altura, Olds tinha deslocado Pontiac e Plymouth como a marca # 3 best-seller em os EUA atrás de Chevrolet e Ford. No início de 1980, ano-modelo de produção superou um milhão de unidades em várias ocasiões, algo que só Chevrolet e Ford tinha conseguido.
A crescente popularidade dos veículos Oldsmobile resultou em um grande problema no final de 1970. Naquela época, cada divisão da General Motors produziu os seus próprios motores V8, e em 1977, Oldsmobile, Chevrolet, Pontiac e Buick cada produziu um V8 de deslocamento único 350 polegadas cúbicas.
Foi durante o ano modelo 1977 que a demanda superou a capacidade de produção para o V8 Oldsmobile, e como resultado Oldsmobile começaram a equipar mais completos tamanho Delta 88 modelos (aqueles com as especificações Federal de emissões) com o motor Chevrolet 350 vez. Embora tenha sido amplamente debatido se houve uma diferença de qualidade ou de desempenho entre os dois motores, não houve questão que os motores eram diferentes um do outro. Muitos clientes eram compradores leais Oldsmobile que queriam especificamente o V8 Rocket, e não descobrir que seu veículo teve o motor Chevrolet até que executou a manutenção e descobriu que as peças adquiridas não se encaixava. Este tornou-se um relações públicas pesadelo para a GM. [ 3 ] [ 4 ]
Após este desastre, renúncias afirmando que "Oldsmobiles estão equipados com motores produzidos por várias divisões da GM" foram anexados a anúncios e literatura de vendas; todas outras divisões da GM seguiram o exemplo. Além disso, a GM parou rapidamente associando motores com divisões específicas, e até hoje todos os motores GM são produzidos por "GM Powertrain" (GMPT) e são chamados de transgênicos "corporativa" em vez de motores da GM "divisão" motores. Embora fosse a popularidade dos veículos divisão Oldsmobile que levaram esta mudança, a queda nas vendas de motores V8 teria feito esta mudança inevitável como todos, mas a versão Chevrolet do motor 350 polegadas cúbicas foram eventualmente suspensas.
Oldsmobile também introduziu um 5.7L (350cu-in, V-8) opção de motor diesel em seu Delta 88 e 98 modelos em 1978 e um menor 4.3L (260 cu-in) diesel deslocamento no '79 Cutlass Supreme.Estes foram em grande parte baseado em seus motores a gasolina, mas com blocos mais pesadas do elenco, re-projetados cabeças, velas de incandescência rápida, e sobre os 5.7l, manivelas de grandes dimensões, rolamentos principais e alfinetes pulso. Houve vários problemas com estes motores, incluindo água e corrosão nos injectores (sem separador de água na linha de combustível), parafina entupimento de tubulações de combustível e filtros em tempo frio, redução de lubrificação na cabeça devido às cozinhas do petróleo subdimensionados, falhas de parafuso de cabeça , e à utilização de balancins de alumínio e escoras nos motores de 4.3l. Enquanto os 5.7L também foi oferecido no Cadillac 1980, Buick, Pontiac, Chevy Impala e, logo foram interrompidas por todas as divisões por meados dos anos 80.
Modelos notáveis:

[ editar ]1990

Após o tremendo sucesso do início dos anos 1980, as coisas mudaram rapidamente para Oldsmobile, e em 1990 a marca havia perdido seu lugar no mercado, espremido entre outras divisões da GM, e com a concorrência de importações de luxo novo marcas como a Acura e Lexus . Carros Oldsmobile da assinatura deu lugar a modelos rebadged de outros carros da GM e GM mudou o manto de desempenho para Chevrolet e Pontiac . GM continuou a usar Oldsmobile esporadicamente para mostrar desenhos futuristas e como uma " cobaia "para testar a nova tecnologia, com Oldsmobile oferecendo o Trofeo Toronado , que incluiu um sistema de instrumento visual com um calendário, agenda, e controles de clima. Para 1995, introduziu o Oldsmobile Aurora , que seria a inspiração para o design de seus carros a partir dos anos meados dos anos 1990. A introdução da Aurora marcado como catalisador da General Motors para reposicionar Oldsmobile como um lutador de importação de gama alta. Assim, Oldsmobile recebeu um novo logotipo com base no conhecido tema "foguete". Quase todos os nomes dos modelos existentes foram gradualmente eliminadas: a Calais Cutlass em 1991, o Toronado e Cruiser personalizado em 1992, o Noventa e Oito e Ciera (anteriormente Cutlass Ciera) em 1996, Cutlass Supreme, em 1997, e finalmente o Oitenta e Oito e Cutlass (que só tinham sido em torno desde '97) em 1999. Eles foram substituídos por novos e modelos mais modernos, com projetos inspirados pelo Aurora.

Reestruturado e introduziu novos modelos 1990-2004:


[ editar ]2000




Apesar do sucesso de crítica Oldsmobile desde meados da década de 1990, um défice reportado em vendas e rentabilidade global levou a General Motors anunciar em Dezembro de 2000 os seus planos para eliminar progressivamente a marca Oldsmobile. O anúncio aconteceu apenas dois dias depois Oldsmobile revelou o que seria o seu último modelo novo que nunca, o Bravada SUV - que se tornou, de certa forma, ironicamente, outro sucesso de crítica para a divisão. Simultaneamente, uma recepção negativa do cliente de serviço rude e confiabilidade pobres aumentoucarece de fontes? ] , contribuindo assim para diminuir o Oldsmobile repuatation teve uma vez durante seu auge na década de 1970 e 1980.

A eliminação foi realizado no seguinte horário:


Os últimos 500 Aleros e auroras, Bravadas, silhuetas e intrigas produzido receberam emblemas especiais Oldsmobile património e marcas que significavam 'Final 500'. Tudo apresentava um único esquema de pintura da cereja escuro metálico. Auroras e Intrigas iria ser acompanhada de literatura 500 Final.

O dia de produção final para Oldsmobile foi 29 de abril de 2004. Último carro da divisão construída era um Alero GLS 4 portas sedan, que foi assinada por todos os trabalhadores da linha de montagem Olds. É em exposição no Museu de Transportes RE Olds localizado em Lansing, Michigan.

Produção


Ano Modelo (s)ModeloHP AvaliaçãoCyl.Observações
1901-1903Traço curvo modelo R51
1902Pirata71Corredor
1904Curvo traço 6C Modelo71
1904-1905Modelo N101"Runabout Touring" aka
1905-1906Curvo traço Modelo B71
1905Lado da entrada Tonneau25 passageiros
1906Modelo L2, oposição
1906Modelo S4
1907Curvo traço F Modelo71
1907Modelo H4
1907Modelo A4
1908Modelo M / MR4
1908-1909Modelo X4
1908-1909Modelo Z406
190920224Derivado de Buick 10
1909Modelo D / DR4
1910Especial404Substitui todas as anteriores 4-cilindros carros
1910-1912Limitado606Introduzido 1909 como modelo 1910
1911Especial364De ar comprimido de partida (todos)
1911-1912Autocrata404
1912-1913Defensor354el. Partida e iluminação (todos)
191353506Substitui Limited e Autocrata
1914-191542204"Baby-Olds"
191454506"6 ª Geração Six"
1915-191643306"Geração 4 Four"
191555506"6 ª Geração Six"
191644 "Luz Oito"V-8
191745 "Luz Oito"V-8
1918"Light Eight" 45AV-8